domingo, 12 de julho de 2015

WHAT HAPENNED, MISS SIMONE?




"Liberdade para mim é a ausência do medo!"

Quando pensei em escrever sobre o documentário da netflix WHAT HAPPENED, MISS SIMONE? a primeira coisa que pensei foi em encontrar uma foto que retrata a Nina Simone ativista, aquela que, com muita coragem, foi umas das vozes dos negros segregados pelo regime do apartheid.
Mas quando revi essa foto que está acima, eu mudei de ideia, porque me lembrei de como eu gosto do sorriso dela, e do quanto Nina gostaria que todos os negros se orgulhassem do seu sorriso, lábios, cabelos, enfim, da sua africanidade/ancestralidade.

Eunice Kathleen Waymon, a nossa Nina Simone, foi sem dúvida alguma, uma grande artista, uma mulher genial e a frente de seu tempo, mas foi, acima de tudo, uma ativista consciente do seu papel como artista na luta contra a segregação racial,colocando sua militância como prioridade em sua vida profissional e pessoal.

Amiga de representantes da comunidade negra como o Pastor Martin Lúter King, Nina seguiu cantando com ativistas e intelectuais negros por igualdade racial, uma luta linda, uma história de coragem, mas que custou sua sanidade mental, além de graves problemas financeiros.

Contudo, essa é apenas uma parte da história de Nina Simone, e o documentário é completo nesse sentido, pois aborda a sua infância, a luta para sustentar a família e as conturbadas relações com a filha e o marido violento. Com depoimentos de amigos, da filha de Nina Simone, do ex marido, fotos de várias fases da vida da cantora, além de videos que simulam a infância dedicada aos estudos de piano clássico, o documentário retrata de maneira bem simples e imparcial a bibliografia da cantora.


Aqui nessa terra viveu um gigante, um gigante chamado Nina Simone.

https://www.youtube.com/watch?v=L5jI9I03q8E


Nenhum comentário:

Postar um comentário